GeralNotícias

Rio Juruá sobe quase 2 metros em 24 horas e se aproxima da cota de alerta

0

O nível do Rio Juruá, na cidade de Cruzeiro do Sul, marcou 10,07 metros nesta quarta-feira (8). O número se aproxima da cota de alerta do manancial, que é de 11,80 metros.

Em 24 horas, o nível do rio subiu quase 2 metros. Desde o final de novembro, as chuvas têm  se intensificado e o nível do manancial oscila. Nesses primeiros dias de dezembro, foram mais de seis milímetros de chuva em Cruzeiro do Sul.

Há fortes chuvas também região de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, próximos ao Peru, onde ficam as cabeceiras do Rio Juruá.  O Corpo de Bombeiros monitora a situação

“O rio Juruá  apresentou uma vazante, mas recentemente está recebendo as águas das cabeceiras e atualmente está com o seu nível elevado. Já ficamos em alerta e estamos monitorando as oscilações” , citou o sub-comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Ocimar Farias.

A cota de transbordamento do rio é de 13 metros. O coordenador da Defesa Civil do município, tenente Lima, acredita que o Juruá deve oscilar entre as  marcas de alerta e transbordamento até o final do ano e se elevar em janeiro de 2022.

No início deste ano, o rio teve quatro enchentes e em  fevereiro alcançou  a marca histórica de 14.32 metros, registrando a maior cheia do Juruá.

Mais de 30 mil pessoas foram atingidas pelas alegações deste ano e foram levados para abrigos públicos.  A prefeitura decretou estados de anormalidade e também de emergência. Mais de 12 bairros foram alcançados pelas águas e ficaram mais de um mês sem energia elétrica.

fonte- AC 24 horas

Fundhacre oferta 57 vagas para a residência médica

Previous article

Prefeitura de Marechal Thaumaturgo já quitou o 13º dos servidores do município

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Geral