EsporteFlash

O Acre tem amplo potencial para a atividade, mas o empresário que se arriscou luta sozinho, sem apoio

0

Turismo

Uma equipe contratada junto a centros de excelência em planejamento está fazendo um diagnóstico socioeconômico do Acre. Vai partir agora para a etapa de campo. Seria interessante que focassem na potencialidade do turismo como alternativa para o estado. Seria necessário fortalecer as estruturas, investir na profissionalização do setor, nos cuidados com os pontos de interesse, mas seria uma grande e certa aposta para o futuro.

Expoacre

O governo confirmou a Expoacre entre os dias 30 de julho e 07 de agosto, Esta seria uma boa oportunidade de fazer um grande fórum para se debater o turismo, suas necessidades e seu potencial. Hoje, iniciativas como as Expedições Honda RedRider, que tem  a frente o advogado e empresário acreano Cassiano Marques, colocam o Acre na rota nacional e internacional do turismo de aventura. Cassiano é operador do programa para a Amazônia + América Andina. Não é pouca coisa não. E certamente faria muito mais com mais apoio.

Balão

Outro exemplo de potencialidade turística. Boituva, cidade do interior de São Paulo teve um grande incremento de receita com o balonismo. Um empresário local comprou o primeiro balão, a prefeitura entrou de parceira e hoje o município é o centro do balonismo no estado. O Acre tem amplo potencial para a atividade, mas o empresário que se arriscou luta sozinho, sem apoio.

Negociação

Existe sempre o desejável e o possível. Encontrar o equilíbrio entre essas duas posições deve ser fruto de um diálogo franco, aberto e desarmado. Sem imposições e sem pressão. O governo do estado nunca foi o melhor negociador, mas especificamente com os servidores da educação tem se mostrado aberto e coerente, por influência da secretária Socorro Neri, sempre pronta a debater soluções e propostas.

Pressão

Erra o Sinteac quando quer negociar sob pressão, fazendo do reajuste uma pauta eleitoral. Quando a secretária não aceitou uma manifestação onde deveria haver um diálogo, a errada não é ela. O ideal seria se o sindicato e as outras entidades apresentassem uma contraproposta exequível ao bom plano de Socorro Neri, costurado com a área econômica e que embute reais ganhos.

Proposta

A proposta posta à mesa pela secretária Socorro Neri se baseia nos seguintes pontos e garante: 1 – O piso dos professores; 2 – A repercussão do piso na carreira e nas vantagens; 3 – A incorporacão da complementação do salário mínimo no vencimento básico dos servidores de apoio (reivindicação antiga), e a repercussão na progressão e vantagens; 4 – O reajuste geral anual concedido a todos os servidores; 5 – Auxílio Alimentação retroativo a janeiro; 6 – Dos itens 1 ao 4 contempla os aposentados e pensionistas.7 – Convocação de professores do cadastro de reserva. E mais o pagamento do VDP.

Contraproposta

Com isso na mesa, qual a contraproposta dos sindicatos, para comparação e alcance do acordo desejado? Não é assim que se negocia?

Sai ou não sai?

A senadora Mailza Gomes decide hoje se sai ou não sai da disputa do senado. É inegável que já esteve mais forte no partido, o que pode ser explicado pelas pesquisas, que mostram o governador bem-posicionado e ela não. Hoje acontece reunião de filiação no partido e pode ser o dia do adeus da senadora à candidatura.

PSD

E dia 27 será a festa do PSD que vai apresentar sua chapa proporcional. Espertamente, Petecão evita falar em vice ou senador. Vai deixar o barco correr e aguardar s definições, sabendo que as dissidências o fortalecerão.

Esquerda

O PT também resolveu dar tempo ao tempo, esperando as decisões nacionais. O partido, no Acre, se recusa a aceitar que Jorge Viana dispute o senado. Insiste em uma candidatura ao governo, que seria do agrado da direção, pois impulsionaria candidaturas proporcionais. Mas as divisões do partido podem pesar. Claramente, ontem, o presidente Cesário Braga desautorizou o ex-deputado Sibá Machado a falar pelo PT.

Disse não disse

O prefeito Bocalom foi se desculpar da piada infame sobre touros e funcionários públicos, gravou vídeo, diz que  não disse o que disse e no fim disse outra vez, o que me pareceu ser nova crítica aos servidores públicos. Como se diz, a emenda fiou pior que o soneto. Tá faltando definitivamente um VDM para o prefeito ( mais detalhes sobre o que é VDM na coluna de ontem)

A convite da OAB/AC, representantes de faculdades de Direito trocam experiências e se aproximam da entidade

Previous article

Governo do Estado paga Prêmio Anual de Valorização para 11 mil servidores nesta sexta-feira

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Esporte