Inaugurado em 6 de agosto de 2023, data em que se comemora a Revolução Acreana, o Museu dos Povos Acreanos é um ponto turístico de Rio Branco repleto de elementos que remetem à história e à identidade de seu povo.
No museu, o visitante encontra espaços como a Sala Chico Mendes, Sala Floresta Acreana, Sala das Personalidades, Sala Interativa, entre outros espaços que resgatam a história, a memória e as raízes acreanas.
Entre os espaços do museu, a Loja Bem Acreano tem feito muito sucesso entre visitantes e turistas de modo geral, tendo em vista a comercialização de artesanatos e lembrancinhas regionais, como produtos de decoração, calçados de borracha, produtos de cerâmica, biojoias, cestarias, gamelas, entre outros itens, além de souvenirs que levam a marca do Acre, como blusas, bonés, chaveiros, entre outros.
“As pessoas também se interessam muito em saber sobre a origem das peças e sobre o processo de produção. Nós explicamos que as peças são produzidas a partir da coleta de matéria-prima descartável pela natureza, ou seja, troncos de árvores caídas, sementes, folhas, de forma que esses processos não causem danos ao meio ambiente, e esse é mais um motivo que agrega valor a elas”, disse Edna Paro, guia da Loja Bem Acreano.
“Gostei muito de todas as peças aqui. Eu já sou acreana, mas para quem vem visitar que é de outro estado vai gostar muito, principalmente porque vai conhecer um pouco da cultura acreana, dos modos de fala dos acreanos, o nosso próprio idioma que chamamos de acreanês. Há muitas coisas que despertam nas pessoas a curiosidade de conhecer um pouco sobre a história acreana, de que materiais os itens são feitos. Então, é um lugar bem enriquecedor e bem curioso”, disse a assistente educacional, Giovana Oliveira.
Durante o período do Carnaval da Família, o Museu dos Povos Acreanos estará aberto para visitações nos dias 9 e 10 de fevereiro, respectivamente, sexta-feira, no horário das 9h às 18h, e sábado, de 13h às 18h. Na quarta-feira, 14, o horário de funcionamento será de 13h às 18h.
Comments