FlashSem categoria

Em Brasileia, ato de resistência em defesa da Amazônia reafirma legado de Chico Mendes

0

 

Por Maria Meirelles

Berço histórico da luta sindical extrativista, Brasileia foi palco de mais um evento histórico da Semana Chico Mendes 2021: o Ato de Resistência em Defesa da Amazônia, promovido neste sábado, 18.

A mobilização reuniu na Praça principal do município companheiros e companheiras de lutas e sonhos de Chico Mendes. O evento reafirmou a união dos povos da floresta em defesa da vida dos territórios.

“Para nós esse é um momento muito importante, pois estamos juntos em defesa da Amazônia. Reunimos aqui todos os representantes acreanos do nosso sindicato, bem como da CUT [Central Única de Trabalhadores] e da Contag [Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura]”, observou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasileia, Francisca Bezerra dos Santos.

A presidente do Comitê Chico Mendes, Angela Mendes, celebrou o sucesso de mais uma atividade. “A Semana Chico Mendes relembra toda a luta do Chico, todo o movimento que ele liderou e nos trouxe até aqui, e esse ato de resistência reafirma isso: que estamos firmes, com disposição de lutar por tudo o que ele construiu”, destacou.

Segundo o presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros, Júlio Barbosa, o evento entra para história. “Nós reunimos em Brasileia uma parcela importante das pessoas que morando dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes como também de outras reservas de outros estados, que também enfrentam problemas graves de ameaças. Juntos estamos lutando contra o PL7024 e também transmitindo uma energia positiva para a nossa juventude extrativista”, endossou.

Além de participantes e lideranças acreanas, a Semana Chico Mendes reúne representantes de outros estados da Amazônia, da Bolívia e Peru.

Carta de Xapuri reafirma compromisso na defesa dos territórios e da vida

Previous article

Leo de Brito anuncia destinação de 13,5 milhões em emendas para a UFAC

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Flash