culturaGeralNotícias

Colecionador transforma acervo particular sobre a história do Acre em ‘Casa Museu’

0

E se você pudesse conhecer uma parte história do Acre, a partir de uma série objetos históricos que rememoram momentos importantes do Estado? Foi exatamente com essa proposta que o desembargador Arquilau de Castro Melo fundou a “Casa Museu”, instalada no quintal da sua própria residência, no Condomínio Ipê.

O espaço reúne inúmeros objetos e artefatos, que datam do início de formação do Estado Acre. Entre os que mais chamam atenção está um caminhão da Segunda Guerra Mundial, feito na Suíça, para os alemães, e que ainda está em pleno funcionamento.

Caminhão da Segunda Guerra Mundial (Foto: Maria Meirelles)

No museu, também é possível encontrar espadas, dinheiro de moedas antigas, cofres, artesanatos indígenas, entre tantas outras peças carregadas de memória.

Fui juntando coisa, juntando coisa e percebi que tinha muito conteúdo importante para mostrar. E aí, eu dei o nome de Casa Museu, para receber as pessoas em casa”, conta Arquilau, que, a priori, pensou o projeto de outra maneira.

“A proposta era que os objetos passassem pelas escolas, no caminhão, fossem deixadas com um professor de História, para que o professor pudesse falar da Segunda Guerra, representado no caminhão alemão, e sobre a Amazônia, no Acre, com os objetos dos soldados da borracha, para fazer esse paralelo. E, dessa forma, a criança nunca mais esquecer a história do Acre e da Amazônia. Mas, não vingou, e aí eu trouxe para dentro de casa, e tenho recebido as pessoas em casa”, explica o colecionador.

Antes de se deleitarem pelo extenso acervo de memórias acreanas do Casa Museu, os visitantes desfrutam de uma verdadeira aula de história, contada pelo anfitrião. Admirador do imortal [Academia Brasileira de Letras] Euclides da Cunha, Arquilau faz questão de contar, detalhadamente, a história do expedicionário e sua contribuição para o estado.

“A proposta é contar a história por meio de objetos antigos, que fazem parte da história da Amazônia”, salientou o desembargador.

Arquilau construiu a Casa Museu por meio de pesquisas feitas e, durante o próprio trabalho, como magistrado, buscando preservar a história.

Link do vídeo: https://youtu.be/Hdt37fnAIF8

 

Alunos do Colégio Militar Estadual Tiradentes são destaque no I Campeonato Open Desporto Escolar

Previous article

Federação de Basquete muda a data das finais dos estaduais

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in cultura