GeralMúsicaNotícias

2° edição do Festival Internacional Transamazônico é promovida nesta semana em Rio Branco

0

Fomentando o debate sobre direitos e diversidade, será realizado de 28 de abril a 1 de maio, em Rio Branco, Acre, a 2° edição do Festival Internacional LGBTQIA+ Transamazônico. O projeto, financiado pela Lei Emergencial Aldir Blanc por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), vai exibir produções do Brasil, Paraguai, Chile, Espanha e Quênia.

E para quem estava com saudades das telonas, este ano, o evento será totalmente presencial, no Theatro Hélio Melo centenário, localizado em um dos mais belos cartões-postais do Acre, no complexo histórico no centro da capital, que foi e é palco de diversas expressões artísticas.

Idealizado pelo colunista social Moisés Alencastro, o evento leva ao público discussões importantes relacionadas à diversidade e aos direitos da comunidade LGBTQIA+, além de colocar a capital acreana no mapa dos festivais de cinema realizados no Brasil.

Moisés é o idealizador do projeto (Foto: Arquivo Pessoal)

“O público poderá assistir longas e curtas-metragens, de diversas nacionalidades e idiomas, todos com legendas em português. A luta pelos direitos das pessoas LGBTQIA+, a programação com títulos que abordam temas como aceitação, luta contra o preconceito, redesignação de gênero, educação sexual, relacionamentos, busca por uma verdadeira identidade, descobertas, entre outros tantos assuntos, são alguns dos temas trazidos pela seleção de filmes deste ano”, observa Moisés.

Ao todo, o festival vai exibir 8 longas-metragens e 3 curtas-metragens, em quatro dias de programação. A mostra traz ao Estado um amplo panorama de produções nacionais e internacionais que se propõem a dialogar e refletir sobre as vivências LGBTQIA+, em diferentes recortes, com foco no respeito às liberdades. As exibições serão gratuitas e presenciais.

A equipe que compõe a 2° edição do Festival Transamazônico é comporta por: Moisés Alencastro (Direção de Produção), Isabelle Amsterdam (Produção Executiva), Marcelo Cordero (Curadoria), Rose Farias (Coordenação de Comunicação), Maria Meirelles (Assessoria de Imprensa / Social Media), Clara Lis (Produção de Exibição) e Neilson Abdallah (Diretor de Arte e Editor de Vídeo).

Abertura e programação

A abertura do Festival Transamazônico será na próxima quinta-feira, 28 de abril, a partir das 18h30, no Teatro Hélio Melo, em Rio Branco., e conta com a super apresentação artística cantor Pedro Lucas.

As redes sociais do @festivaltransamazonico concentram as atualizações diárias sobre a mostra, incluindo a programação. No site www.festivaltransamazonico.com.br você encontra todas as informações sobre os filmes que serão exibidos.

Prefeitura na Aldeia

Previous article

CULTURAAcademia Acreana de Letras (AAL) publica edital para eleição de novos imortais

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Geral